Praia é mesmo um local muito agradável para passear com a família inteira! Mas quando temos filhos, alguns cuidados são essenciais para que todo o passeio flua sem sustos.
Alguns cuidados inclusive devem ser tomados antes mesmo de sair de casa rumo ao passeio! Confira a lista de dicas para curtir seu dia de praia com seus filhos sem sustos:
- Pulseirinha de identificação
Algumas pessoas acreditam que isso é um exagero, mas é essencial que seu filho esteja identificado e com o telefone para contato caso ele se perca de você na praia.
Para muitas mães parece absurdo perder o filho na praia, ou até mesmo “coisa de gente descuidada”, mas se seu filho já se locomove sozinho, basta que você dê as costas por um minuto e esse risco se tornará real.
Crianças se distraem em ambientes muito cheios como as praias na alta estação, então a melhor prevenção é deixar seu filho identificado e com o seu telefone para que se algo acontecer ele possa ser devolvido.
- Cuidado com o sol
As crianças têm a pele mais sensível, por isso, o ideal é que você compre um protetor solar formulado para crianças e aplique na pele do seu filho antes mesmo de sair de casa.
Esse cuidado é essencial principalmente para evitar queimaduras devido à falta de proteção. Outra opção interessante é adquirir camisetas com proteção solar e vestir a criança com ela após a aplicação do protetor.
Lembre-se de reaplicar o protetor mesmo que a criança esteja utilizando roupa protetora.
- Alimentação
As comidas feitas na praia não costumam ser uma boa opção de refeição para crianças, afinal, não se sabe a procedência desse alimento, como foi feito o preparo e se está devidamente armazenado.
Portanto, prefira levar lanches saudáveis e feitos em casa para que o pequeno possa se manter alimentado. Levar frutas picadas, sanduíches naturais sem maionese e sucos caseiros se mostram uma boa opção.
- Hidratação
Quando as crianças estão se divertindo tendem a não se lembrar de beber água. Mas em dias de sol quente beber água é essencial para manter seu filho corretamente hidratado.
Prefira oferecer água, sucos naturais e água de coco, para manter a hidratação, pois refrigerantes apesar de aliviarem a sede tendem a desidratar ainda mais o corpo.
- Areia
Crianças pequenas tendem a colocar areia na boca. Esse comportamento é bastante normal em determinadas idades, mas pode causar prejuízos à saúde.
Acontece, que a areia pode estar contaminada por diversas bactérias, inclusive por fezes de animais que passearam na praia.
Se a criança se alimentar com essa areia poderá ter problemas gastrointestinais.
- Mar
Mesmo crianças maiores e que sabem nadar não devem ficar no mar desacompanhadas.Levar seu filho para a praia pela primeira vez é mesmo uma experiência única! Aproveite o momento para se divertir, e perceba que apesar de parecerem muitos cuidados, a praia proporcionará boas lembranças para vocês se utilizada como um momento de lazer com a devida responsabilidade.